ASTROTURISMO

Explore o Universo Sob os Céus Estrelados de Santa Maria Madalena!

Longe das luzes de uma grande cidade, os céus de Santa Maria Madalena se transformam em um espetáculo celestial de tirar o fôlego. Deixe-se encantar pela visão de milhares de estrelas pontilhando o firmamento, enquanto a Via Láctea se estende majestosamente de horizonte a horizonte. O município é um dos que abriga o Parque Estadual do Desengano e onde está o primeiro "parque de céu escuro" da América Latina, assim reconhecido pela International Dark-Sky Association (IDA) devido à sua baixa poluição luminosa, o que atribuiu a Madalena o título de “Cidade das Estrelas”.

As experiencias de observação de estrelas e planetas, onde você poderá vislumbrar Júpiter e seus satélites, Saturno com seus anéis deslumbrantes, nebulosas, constelações e Via Lactéa são organizadas durante Temporada de Astroturismo que acontece de abril até outubro de cada ano, são organizados pela agência de turismo local, a Deguste Turismo (hiperlink para associado). Para mais informações contate a agência.

Para os amantes de astronomia, em agosto é organizado Festival das Estrelas #starparty, contando com palestras educacionais, oficinas, gastronomia, shows, artesanato e observação do céu noturno. Cada evento é uma oportunidade única de mergulhar na magia do cosmos enquanto você se conecta com pessoas que compartilham sua paixão pelo universo.

Venha para Santa Maria Madalena e seja um astroturista em sua forma mais pura e emocionante. Deixe-se envolver pela beleza dos céus noturnos enquanto você se aventura além da atmosfera terrestre e descobre os segredos do universo. Sua jornada para as estrelas começa aqui

Santa Maria Madalena: A Cidade das Estrelas

Em 2022, a cidade de Santa Maria Madalena, recebeu uma honrosa distinção da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), sendo oficialmente reconhecida como a "Cidade das Estrelas". Este título não apenas reflete a beleza natural dos céus da região, mas também homenageia o próprio povo da cidade, cujo brilho e resiliência iluminam o caminho para um futuro promissor.

O apelido "Cidade das Estrelas" remete à esplêndida vista do céu noturno que pode ser apreciada em Santa Maria Madalena, quase 3000 mil estrelas podendo ser avistadas sem equipamentos. Longe das luzes intensas das grandes cidades, os habitantes e visitantes têm o privilégio de contemplar um espetáculo celestial de estrelas cintilantes, constelações majestosas e a Via Láctea em toda a sua glória. Essa conexão com o cosmos não apenas encanta os observadores, mas também inspira uma sensação de humildade e admiração diante da vastidão do universo.

Este é o selo criado para celebrar a conquista do título pioneiro de Cidade das Estrelas recebido em 2022.