Como nasceu o título: Madalena Cidade das Estrelas?

“Cidade das Estrelas”.
Importante título concedido à Cidade de Santa Maria Madalena.
Como questiona Jorge Bem Jor na canção “Errare Humanum Est, (…), De onde vem o desejo de o homem sondar o espaço? (…)
Conforme nos relata o Sr. David Straker – inglês, tradutor de textos técnicos e científicos e morador do Km 17, localidade rural de Madalena – seu interesse pelo assunto surgiu após a leitura de um livro sobre nuvens, ocasião em.que criou o segundo calendário anual sobre Madalena, intitulado “Céu de Madalena”.
Tal interesse o levou a descobrir a existência da IDA – International Dark Sky Association (Associação Internacional do Céu Escuro) e à informação de que a cidade, por estar inserida na área verde onde se encontra o Parque Estadual do Desengano, poderia pleitear o título de 1º Dark Sky Parque do Brasil. Referido título foi conquistado em dezembro de 2021.
O Parque é uma unidade de conservação local gerida pelo INEA e possui uma qualidade excepcional para a observação de noites estreladas, justamente devido a sua preservação, localização geográfica, céu límpido e nenhuma poluição luminosa.
Por tais razões vem se tornando o local ideal para observação de estrelas em um ambiente noturno, sem nenhum equipamento.
Ainda, é o primeiro Parque da América Latina a receber este certificado.
A cidade de Santa Maria Madalena possui ainda outras duas propriedades com certificação de céu escuro: o Sítio Tamborim, de propriedade do sr. David Straker e a Pousada Verbicaro, de propriedade do Sr. Mário Vahia. Importante ressaltar que todos esses títulos só foram conquistados com total apoio e orientação do professor Marcelo Oliveira, que lidera o Clube de Astronomia Louis Cruls, na cidade de Campos dos Goytacazes, e que veio a Madalena orientar, realizar palestras e incentivar a comunidade local para a modalidade do turismo de astrofotografia e observação de estrelas por profissionais e amadores.
E para a alegria geral, no dia 10/01/2022, a cidade de Santa Maria Madalena, na região serrana do Estado do Rio de Janeiro, que já era conhecida pelo turismo rural, pelo carnaval e por ser a cidade de Dercy Gonçalves, recebeu mais um maravilhoso título, o de “Cidade das Estrelas”.
Esse importante título foi sancionado pelo governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, através da Lei Nº 9.543, com autoria da deputada Adriana Balthazar.
Referido projeto nasceu por meio de uma idéia criativa de membros da Associação Empresarial e Turística Madalena Convention & Visitors Bureau, com a finalidade primordial de agregar mais valor ainda aos atrativos turísticos naturais que a geografia da cidade oportuniza.
A deputada, que é vice-presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, conheceu a cidade de Santa Maria Madalena através de um convite do Madalena C&VB para participar da reunião do Conselho Regional de Turismo Caminhos da Serra, onde também teve a oportunidade de conhecer os secretários de turismo dos municípios da região, em agosto de 2021.

Na ocasião, a diretoria do C&VB convidou a deputada para ser a madrinha do Projeto “Madalena, cidade das Estrelas”. A ideia, recebida de braços abertos pela Deputada Adriana, deu origem a uma série de ações e provocou, posteriormente, uma reunião com toda sua equipe de gabinete na sede da ALERJ, onde participaram o presidente do INEA, Sr. Philipe Campello, diretores da Associação Empresarial e Turística Madalena Convention & Visitors Bureau, os astrônomos Igor Borgo (professor e astrofotógrafo) e Daniel Mello (Doutor em Astrofísica) e a Fabíola Gomes, Guia de Turismo e Proprietária da Agência de Turismo ASTROTRILHAS.
Nesta reunião, foi apresentada a justificativa para o merecimento do título e outras demandas do projeto, que incluem trabalho científico, educacional, turístico e construção de infraestrutura de apoio para todas as atividades. Na presença de todos, foi ressaltada a importância do projeto do Dark Sky Park, com base nas atividades desenvolvidas pelo Clube de Astronomia Louis Cruls (Campos dos Goytacazes), coordenado pelo professor Marcelo Oliveira que, desde 2015, vem realizando várias ações no município, tornando evidente que a Cidade de Sta. M. Madalena precisa proteger o céu escuro através de todos os meios visando promoção de atividade econômica, educacional e ambiental no município.
O título é local, mas com o trabalho de marketing que vem sendo realizado, a “Cidade das Estrelas” poderá se tornar referência nacional na observação de corpos celestes.
“Para a Federação e para o turismo do Estado essas marcas são importantes, pois consolidam o turismo, a cidade e o destino de toda essa região. Agora toda vez que pensar em estrelas, Santa Maria Madalena será lembrada.É um importante momento para o turismo da região. Parabéns a todos os envolvidos, e em especial ao trabalho que vem sendo desenvolvido pelo convention local”, afirma Guilherme Abreu (Presidente da Federação de Conventions & Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro.
Já Anna Mostowik destaca que o título reservado para cidade dá a mesma novas oportunidades para desenvolvimento de projetos interdisciplinares nas áreas de educação, pesquisa científica, preservação ambiental e claro, astroturismo. “O Convention Bureau veio conversando com vários atores cruciais neste processo, como Prefeitura Municipal, INEA, Câmara dos Vereadores e ALERJ, representada pela vice-presidente de sua Comissão de Turismo, a deputada Adriana Balthazar, estruturando novas ações e trazendo mais brilho para Santa Maria Madalena. E aproveito para convidar todos para conhecerem o céu de Sta. Mª. Madalena. Aqui o céu é o limite”. (Presidente de Madalena Convetion & Visitors Bureau)